Projeto CDCA

Projeto CDCA

PROJETO ACOLHENDO COM AMOR, PROMOVENDO DIGNIDADE.

O projeto “Acolhendo com Amor, Promovendo Dignidade” iniciado no mês Novembro de 2018, teve duração de 12 meses e foi custeado pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA contemplando a contratação de 12 novos profissionais para composição da Equipe Multidisciplinar

O objeto do projeto favoreceu as obras e aquisição de materiais diversos, reforma das 08 casas lares e quadra poliesportiva, além do trabalho realizado com os colaboradores da entidade, proporcionando-lhes hábitos de vida saudáveis, prática de atividades físicas, rodas de conversa, momentos de escuta sensível, valorização do papel da profissional “Mãe Social” da entidade, etc.

Para as nossas 70 crianças e adolescentes acolhidas o foco principal foi o incentivo a escolarização e profissionalização, favorecendo acompanhamento e reforço escolar, esporte, cultura e lazer. O trabalho realizado pela equipe multidisciplinar reduziu a evasão escolar no ano de 2019 e houve um trabalho árduo e contínuo de conscientização da importância da escolarização para a vida pessoal e profissional das nossas crianças e adolescentes.

Destacamos que, a equipe formada por Pedagogos, Educadores Físicos, Professores de Matemática e Português, Oficineiro, Assistente Social e Psicólogo, estimularam de forma satisfatória a ludicidade, criatividade, habilidades artísticas e intelectuais, desenvolvimento cognitivo, social e emocional, além da coordenação motora global, ou seja, um ganho imensurável que as crianças, adolescentes e funcionários do Lar de São José levarão para o resto da vida.

PROJETO CONSTRUINDO CAMINHOS
Em setembro/2021 conseguimos, com parceira do CDCA e através de captação de recursos, dar início ao Projeto Construindo Caminhos. Com duração de 1 ano, e com o objetivo de dar continuidade ao projeto “Acolhendo com amor, provendo dignidade!”, foi possível garantir a continuação das atividades psicossociais, esportivas, culturais e de lazer já realizadas no projeto anterior, além de contribuindo para a formação política/social e a construção da autonomia dos jovens.

Através de uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogos, pedagogos e professor de educação física estão sendo realizadas atividades diversas, voltadas a ludicidade, estimulação da criatividade, de forma a explorar habilidades artísticas e intelectuais de cada acolhido, além de atuar com foco na escolarização, a fim de contribuir com a redução dos danos causados pela pandemia da Covid-19. A equipe conta ainda com um administrador e um motorista.