Apadrinhamento: O que é e como funciona?

O Apadrinhamento Afetivo é um programa para crianças e adolescentes. Todos acolhidos em instituições, com remotas chances de retorno à família de origem ou adoção.

Tem como objetivo, desenvolver estratégias e ações para construção e a manutenção de vínculos afetivo. Entre eles e os voluntários, nos papéis de padrinhos/madrinhas e afilhados (as). O Apadrinhamento Afetivo é um programa para crianças e adolescentes acolhidos em instituições, com remotas chances de retorno à família de origem ou adoção.

A realidade cotidiana de crianças/adolescentes acolhidas em instituições tem despertado a atenção da sociedade e organizações que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Verifica-se, em geral, a ausência de fatores fundamentais ao bom desenvolvimento do ser humano, como: tratamento individualizado, afeto, aconselhamento, vínculos afetivos significativos, convivência comunitária, etc. A ausência desses fatores pode agravar nessas crianças e adolescentes. Problemas como solidão, sentimento de abandono, baixa autoestima, agressividade, baixo rendimento escolar, dificuldade de socialização, entre outros.

A seguir você verá 5 tipos de denúncias que podem ajudar crianças e adolescentes. Denuncie e proporcione uma vida digna e longe de violência.

Acreditando que, para as crianças e adolescentes que vivem a experiência do abandono e da negligência familiar. Às vezes basta que encontrem uma pessoa significativa para que a esperança na vida lhes volte.

 

Como faço para ser um Padrinho/Madrinha?

 

Para ser padrinho/madrinha de uma criança ou adolescente que vive em uma entidade de acolhimento é preciso antes de tudo ter a sensibilidade para olhar a criança/adolescente além de suas perdas e abandonos.

Padrinhos/madrinhas precisam ter consciência de que o vínculo é uma construção, e que somente se tornará real se ambas as partes (padrinhos e afilhados) tiverem o desejo de compartilhar uma história, de forma não linear, claro! Precisam estar dispostos à experiência, num processo de trocas, oferecendo o que há de melhor em cada um e o tempo para essa construção deve ser considerado para que gere confiança, segurança e intimidade.

Se tem interesse, acesse o Link , faça sua inscrição que o Aconchego encaminha para um dos abrigos parceiros.

 

Os 03 passos para o apadrinhamento:

 

1 – Disponibilidade emocional para o processo de se vincular afetivamente como padrinho ou madrinha de uma criança ou adolescente institucionalizada;

2 – Preparar-se para o curso, oferecido pela ONG Aconchego Link

3 – Se preferir poderá Apadrinhar Financeiramente um acolhido do Lar de São José, através de transferências bancárias:

Banco do Brasil
Agência: 1022-7
Conta Corrente: 5025-3
Conheça outros projetos do Lar de São José!

Você também pode gostar