COMO AS CRIANÇAS CHEGAM NO LAR DE SÃO JOSÉ?

 

Quando existe situações de vulnerabilidade na família, tais como, qualquer tipo de violência (física, sexual, psicológica e negligência) o conselho tutelar é acionado através de uma denúncia anônima no Disque 100, onde a identidade do denunciante é mantida em sigilo, além disso a ligação é gratuita e anônima.

Após a denúncia, o Conselho Tutelar vai ao endereço informado para averiguar se de fato a denúncia é procedente. Chegando ao local, colhe todos os dados da criança e dos responsáveis, e dialoga sobre as demandas que o levaram até a residência da família. Todos na residência são ouvidos, inclusive a própria criança.

Também é verificado se a criança está fora da escola, com vacinas atrasadas etc. Caso fique comprovado que está sendo negligenciada de alguma forma, o Conselheiro aplica uma advertência para o responsável legal da criança constando no documento o motivo de ela estar sendo advertida.

É realizado requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso, por exemplo: Matricular essas crianças na escola, atualizar o cartão de vacinação.

Outro ponto é tentar entender se a questão da negligência tem a ver com questões financeiras. Por exemplo, o desemprego, fome, necessidades básicas etc.  Muitas vezes, é preciso proteger toda a família, em uma questão de reestruturação, e a própria rede pública deve acolher esse responsável e trabalhar sua potencialidade. Somente em último caso, é que se caminha para uma destituição do poder familiar e se coloca a criança no serviço de acolhimento.

 

Depois desse processo, a situação da criança é analisada judicialmente, então as instituições de acolhimento são acionadas verificando a possibilidade de vagas.

Após o Lar de São José, ou qualquer outro Lar de acolhimento confirmar a existência da vaga, aquela criança é encaminhada até lá por um agente oficialmente responsável.

Ao chegar no Lar de acolhimento, a criança é recebida pelas mães sociais(cuidadoras), com todo carinho e cuidado, para que se sintam acolhidas e seguras.

Cada criança possui um histórico, e nesse momento temos muito cuidado em avaliar se possui alguma marca de violência no corpo, se necessita de algum medicamento ou atendimento, para que as devidas providências sejam tomadas garantindo a saúde, segurança e bem-estar dessa criança ou adolescente.

O Lar de São José já existe há 35 anos, ofertando o serviço de acolhimento de forma humana, digna e respeitosa. Garantindo um ambiente acolhedor saudável, propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes. O que nos move é o amor ao próximo!

Cada vida importa, e fazemos cada dia o nosso melhor para elas.

Você também pode gostar