Passo a Passo para adoção

Há três anos, aumenta o total de adotados no DF. Em 2015, 54 conseguiram traçar uma nova história. Um ano depois, o número cresceu para 77 e, em 2017, para 82. E você também pode adotar e mudar a história de outras crianças, veja o passo a passo para adoção:

 

 

Passo a Passo para realizar a adoção:

 

 

Fase 1

» Constituir um advogado particular ou procurar a Defensoria Pública. O interessado precisará providenciar uma lista de documentos para o defensor preparar uma petição inicial, que deverá ser apresentada no cartório da Vara da Infância e da Juventude (VIJ). Logo depois, a ação se transforma em processo.

 

 

Fase 2

» Com a autorização do juiz, o candidato participa dos cursos de preparação psicossocial e jurídico para dar início ao processo de habilitação. A pessoa é avaliada por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, que também visitam a casa da família.

 

 

Fase 3

» Depois de analisar o candidato, a equipe elabora um laudo psicossocial, informando ao juiz se a família tem perfil compatível com a adoção e se pode ou não ser habilitada ao processo. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também precisa se manifestar. Depois, o juiz profere a sentença de habilitação ou não.

 

 

Fase 4

» Com a sentença favorável à habilitação, o candidato terá o nome incluído nos cadastros local e nacional de adoção. Quando aparece alguma criança com o perfil desejado, a equipe técnica apresenta o histórico dela e todas as informações. Depois, são agendados dia e horário para a apresentação da criança.

 

 

Fase 5

» É iniciado o estágio de convivência, que dura até 3 meses. A família faz visitas à instituição de acolhimento em que está a criança. Com o vínculo afetivo de ambas as partes, a equipe sugere a liberação da criança ao candidato.

 

 

Fase 6

» Começa o processo de adoção, e a equipe técnica faz um acompanhamento da criança no lar da nova família para verificar se ela foi, de fato, integrada como filho.

 

Recebemos diariamente inúmeras dúvidas sobre o funcionamento da adoção de crianças e adolescentes acolhidas no Lar de São José. A principal delas é “O Lar de São José realiza o processo de adoção?” Não. O processo é realizado pela Vara da Infância e da Juventude.

 

Fonte: Correio Brasiliense

 

Confira a matéria completa:

 

Você também pode gostar