Institucional

Saiba mais sobre o Lar de São José

Visão

Ser uma Instituição de Acolhimento em referência no Distrito Federal e entorno ofertando atendimento efetivo, integral e ininterrupto às crianças e adolescentes e suas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social garantindo-lhes seus direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente e nas Orientações Técnicas dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

Missão

Proporcionar um ambiente acolhedor e saudável, propício ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes acolhidos na entidade, vítimas de maus tratos, negligência e vulnerabilidade biopsicossocial trabalhando seu cognitivo, sua sociabilidade, proporcionando participações que contemplem o direito à cultura e espiritualidade com vistas ao exercício pleno da cidadania, objetivando um retorno efetivo para família de origem ou substituta ou ainda a reintegração social com uma vida autônoma e independente após o alcance da maioridade civil preservando seu direito à convivência familiar e comunitária.

Valores

Ética
Transparência
Respeito à individualidade
Valorização da família
Inclusão social

Desde 1987
Lar de São José é uma entidade acolhedora que atua desde 1987. Essa instituição tem como objetivo principal atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos sob medida protetiva - Art. 101 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Todas recebem atendimento em período integral, atendimento psicossocial e pedagógico, durante o tempo que permanecem no serviço de acolhimento.

Foi criado por Aricleia Lopes dos Reis em conjunto com um grupo de Casais com Cristo da Paróquia São José de Taguatinga. Na época foi então doado por um padre da região um terreno para que fosse construída uma casa para o acolhimento de 22 infantes
Nossa Estrutura
Hoje o Abrigo atende 70 crianças e adolescentes. Funciona em uma área de 3.750 m², sendo sua área construída 1710 m² , onde pode-se encontrar um refeitório central, 05 salas de atendimento, um parquinho, duas áreas de lazer, um salão para voluntariado, um sala para equipe técnica e administrativa e 5 casas lares cada uma com média de 08 crianças e adolescentes com faixas etárias variadas, sendo responsável 2 mães sociais por casa, contratadas com carteira assinada.



A Instituição tem como objetivo principal atender crianças e adolescentes de 0-18 anos sob medida protetiva e que foram encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal e Conselhos Tutelares, proporcionando atendimento Integral e encaminhamentos nas áreas de saúde, educação e lazer, atuando em sistema de casas lares e casas descentralizadas, com capacidade para atender até 70 crianças e adolescentes em período integral, conforme o artigo 98 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Além do acolhimento na sede da entidade, atualmente com 40 acolhidos, a entidade mantém mais 03 casas descentralizadas, localizadas nas regiões de Taguatinga Norte, Taguatinga Sul e Ceilândia Sul , atualmente com 30 crianças e adolescentes, sendo 10 acolhidos em cada casa.
Lar de São José
Nosso sucesso baseia-se no reconhecimento por parte das atividades desenvolvidas ao longo de mais de vinte anos, principalmente no que tange ao trabalho com as famílias dos acolhidos, visando a reintegração familiar e/ou social. Como houveram várias mudanças, inclusive no perfil de acolhidos, hoje não conseguimos estimar a quantidade de reintegrações mensais/anual.

Diretoria

Conheça os responsáveis

 

Paulo César Perez Nunes

Cargo: Presidente

Reinaldo Gomide Castanheiras

Cargo: Diretor Financeiro

Rafael Oliveira França

Cargo: Diretor Administrativo

Livia Patrícia Nunes Pedreira

Cargo: Diretora de Assistência e Promoção Social

Neide Maria da Costa

Cargo: Diretora de Recursos Materiais

Geraldo Magela Ferreira

Cargo: Conselheiro Efetivo - Presidente

Dercio Guedes de Souza

Cargo: Conselheiro Efetivo

José Maria de Souza

Cargo: Conselheiro Efetivo

Reginaldo Ferreira Alves

Cargo: Conselheiro Suplente

Senildo José Farias de Araujo

Cargo: Conselheiro Suplente

Danielle Fernandes Mota

Cargo: Conselheiro Suplente